Endodontia

O que é a endodontia?

A endodontia atua no diagnóstico e tratamento de problemas que acometem a parte interna dos dentes, especialmente a raiz, polpa e o canal dentário, estruturas de suma importância para o bem-estar da estrutura.

endodontiaPessoas que desenvolvem bactérias nos dentes, especialmente cáries, precisam recorrer ao endodontista, principalmente se estes microrganismos se encontrarem em um estágio avançado e atingirem o canal dentário, provocando dores incômodas, podendo levar ao comprometimento dentário.

Com a ajuda da endodontia, é possível evitar a morte do dente, assim como os impactos da perda dentária precoce, que vão desde dificuldades na mastigação, até prejuízos à autoestima do paciente.

Através de um acompanhamento individualizado e profissionais experientes, a Smile4U pode te ajudar a manter um sorriso saudável e bonito.

Como as cáries interferem nos dentes?

As cáries são pequenas bactérias que corroem os dentes de fora para dentro, atingindo suas estruturas internas em estágios mais avançados. Estes microrganismos podem provocar a perda dentária e, caso o paciente não procure o acompanhamento odontológico, a estrutura pode colapsar em função da presença bacteriana na região.

Causadas por uma série de fatores, mas principalmente pela falta de cuidados com a higiene bucal, as cáries atingem a polpa e raízes. Com a infecção da polpa dentária, estrutura que abriga vasos sanguíneos, nervos e fibras, o paciente sofre com dores lancinantes, uma vez que as partes que são abrigadas neste tecido conjuntivo, são responsáveis pela sensibilidade do dente.

Vale destacar que, para que as cáries atinjam este estágio em que se faz necessária a cirurgia de canal dentário, demonstra que o paciente não tem o acompanhamento odontológico regular para o diagnóstico precoce desta condição.

Endodontia e problemas de canal

Problemas de canal dentário são as principais condições que exigem a intervenção de um especialista em endodontia, uma vez que a polpa, raízes e nervos infeccionados são as estruturas que compõem a parte interna do dente.

Quais os sintomas causados por uma infecção no canal dentário?

endodontiaProblemas de canal ocorrem quando as cáries, bactérias nocivas à saúde bucal, atingem um estágio avançado e chegam à parte interna do dente, na área que abriga as raízes e nervos.

Quando há a presença de uma infecção no local, a pessoa pode apresentar sintomas como:

  • Dores de dente constantes;
  • Inchaço gengival;
  • Sensibilidade dentária.

Estes sinais caracterizam um quadro de cárie avançado, no entanto, é preciso de uma avaliação do endodontista para determinar o tratamento adequado.

Como funciona o tratamento de canal?

Como mencionado, o tratamento de canal é feito quando as cáries já se encontram em um estágio avançando, exigindo a intervenção através deste procedimento para evitar o comprometimento do dente.

O tratamento de canal inicia-se com a anestesia, que é aplicada na gengiva para que o paciente não sinta desconfortos ao longo do procedimento. Ao abrir a coroa dentária, o endodontista tem acesso à região onde a polpa dentária está e, com muito cuidado, remove o nervo ou tecido que está inflamando e provocando dores ao paciente.

Após remover a área infeccionada, o especialista em endodontia realiza uma limpeza para preparar o dente para a reconstrução, assim como aplica uma obturação na região dos canais para evitar que fiquem expostos.

Com o uso do cimento odontológico, o dentista aplica sobre a superfície dentária para vedar o orifício provocado pelas cáries e durante o tratamento. A fim de restaurar a estrutura, o endodontista também pode colocar uma coroa dentária, dependendo de qual estágio o dente se encontra.

O tratamento de canal dói?

endodontiaPor conta de utilizar anestesia durante o procedimento, o tratamento de canal não gera incômodos ao paciente durante a execução. No entanto, após o tratamento, alguns desconfortos podem ser sentidos e, a fim de amenizar estes impactos, o especialista em endodontia prescreve medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para uma recuperação tranquila.

Procure um dentista especializado em endodontia para o tratamento de canal

Caso o paciente não procure o tratamento de um especialista em endodontia, o quadro pode evoluir para edemas, abcessos e cistos, além da dor incapacitante que a pessoa possa sentir ao longo de todo o processo.

A demora por uma procura de tratamento também pode comprometer o dente, exigindo uma extração para conter o quadro infeccioso. No entanto, a ausência de um ou mais dentes na boca interfere na qualidade de vida do paciente, que apresenta dificuldades para comer e falar adequadamente, sendo necessário um implante dentário para repor suas funções orais.

É possível prevenir problemas endodônticos?

A prevenção de problemas endodônticos consiste em manter hábitos benéficos à saúde bucal, como escovação diária e o uso do fio dental, assim como visitas regulares ao dentista para avaliações periódicas.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento das cáries e o quadro infeccioso que elas podem causar. Por isso, ir ao dentista uma vez a cada seis meses, auxilia na prevenção não só de problemas endodônticos, mas de uma série de condições que podem prejudicar a harmonia do sorriso.

Na Smile4U, contamos com equipamentos modernos e profissionais especializados em endodontia para auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas que podem prejudicar seu sorriso.

Pré-agende sua consulta conosco

    Localização

    R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030