Odontopediatria é uma área que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas odontológicos que prejudicam o desenvolvimento adequado da saúde bucal de crianças e adolescentes.
Na primeira fase da vida, as crianças estão suscetíveis a desenvolverem problemas como cáries ou condições ortodônticas que irão impactar no seu desenvolvimento, prejudicando os ossos da face e arcada dentária, interferindo durante a adolescência e vida adulta.
Por meio do acompanhamento odontopediátrico, os pais também são instruídos para com os cuidados no dia a dia dos filhos, tendo em vista que eles são exemplo e devem incentivar os pequenos na escovação dentária, assim como no uso do fio dental.
Levar as crianças durante os primeiros anos de vida, principalmente quando os dentinhos estiverem nascendo, permite que o odontopediatra consiga acompanhar a evolução da arcada dentária e, se necessário, prescrever tratamentos para evitar o agravamento da condição apresentada.
Com o tratamento precoce, seja com o uso de aparelhos ortodônticos específicos ou com o uso de técnicas odontológicas, é possível estimular o desenvolvimento saudável das crianças, sem consequências prejudiciais à estética e funcionalidade bucal durante a vida adulta.
O odontopediatra também é o responsável pelo acompanhamento de gestantes, pois esta etapa da vida exige uma série de cuidados, inclusive com a saúde bucal. A partir do primeiro trimestre de gravidez, ir ao dentista para avaliações e limpezas é fundamental para evitar sustos.
Por conta das mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher, além dos sintomas característicos da gestação, problemas bucais podem surgir e prejudicar a saúde da mãe e bebê. A gengivite, infecção na gengiva, é a principal condição que pode interferir este período, pois o quadro infeccioso, se não for tratado, pode atingir a corrente sanguínea e afetar o bem-estar geral da futura mamãe.
Através do aconselhamento do especialista em odontopediatria, além das limpezas feitas no consultório, é possível evitar o desenvolvimento de gengivite e outros problemas que interfiram na gestação.
Mesmo após o nascimento do bebê, o acompanhamento com o odontopediatra auxilia nos cuidados com a criança, uma vez que o profissional orienta os pais na higienização da gengiva dos pequenos, alimentação e no monitoramento dos primeiros dentes.
Existem uma série de condições que podem ser tratadas pelo odontopediatra sendo as principais:
Caracterizadas pela assimetria entre as arcadas dentárias, alterações na mordida podem prejudicar as crianças a médio e longo prazo, interferindo no desenvolvimento adequado dos ossos da face, além de provocar sintomas característicos como dor ao mastigar e estalos no maxilar.
Diagnosticar este tipo de problema com o acompanhamento do odontopediatra é fundamental para evitar os impactos mais graves durante a adolescência e vida adulta, assim como um tratamento mais invasivo e longo no futuro.
Através do uso de aparelhos ortodônticos, é possível estimular o desenvolvimento correto dos ossos da face e corrigir o posicionamento dentário.
Embora seja comum em adultos, o bruxismo também pode acometer as crianças, sendo uma consequência de alterações no posicionamento da arcada dentária ou estar relacionado à fatores emocionais, como a ansiedade e o estresse.
Caso os pequenos tenham uma mudança repentina na rotina, estejam expostas a um ambiente estressantes ou tiveram um dia agitado, o ato de ranger e tensionar os dentes durante as noites de sono podem se fazer presentes.
O tratamento para está condição se dá através do uso de placas que evitam o atrito entre os dentes, no entanto, caso o problema estiver atrelado com o posicionamento das arcadas, é preciso utilizar aparelhos ortodônticos para a correção.
As cáries são as principais vilãs da saúde bucal infantil, uma vez que o consumo de doces é comum nesta etapa da vida. Estas pequenas bactérias corroem os dentes e atingem sua estrutura interna, provocando dores e, em alguns casos a perda dentária.
O acompanhamento odontopediátrico auxilia na prevenção e tratamento das cáries, visto que o acompanhamento da dentição infantil permite que o dentista note a presença bacteriana e inicie o tratamento precoce antes que haja o comprometimento dentário.
Dentes tortos ocorrem por conta do crescimento desordenado das estruturas e podem prejudicar não só a estética do paciente, mas predispor a uma série de problemas bucais, uma vez que a higienização não se torna eficiente por conta do posicionamento dentário.
Por este motivo, é fundamental o acompanhamento para que o odontopediatra monitore o crescimento dos dentes de leite e, caso encontre algum problema que interfira no posicionamento dentário, inicie o tratamento com aparelhos ortodônticos para correção.
Como mencionado, o acompanhamento com um profissional especializado em odontopediatria é fundamental para o monitoramento do nascimento dos primeiros dentes e, caso alguma alteração seja notada, o tratamento precoce é iniciado para evitar prejuízos à estética e desenvolvimento dos ossos da face ao longo dos anos.
Além de atuar na prevenção de problemas que podem agravar durante a vida adulta, o odontopediatra também acompanha gestantes, uma vez que esta fase a futura mamãe está predisposta a desenvolver condições que interferem na sua saúde.
As consultas juntos ao odontopediatra são feitas de forma lúdica, uma vez que este profissional possui conhecimentos voltados à psicologia infantil, permitindo que a criança fique à vontade, além de contar com ferramentas temáticas para evitar traumas que podem provocar a negligência dos cuidados durante a vida adulta.
Vale destacar, também, que as idas ao odontopediatra para o diagnóstico precoce facilita o tratamento de uma série de condições, pois os ossos são mais maleáveis durante a infância, facilitando todo o processo com uso de aparelhos, diminuindo o tempo de uso, promovendo resultados satisfatórios.
R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030