A periodontia é uma área da odontologia que atua no diagnóstico e prevenção de problemas que acometem a gengiva dos pacientes, uma estrutura fundamental para a saúde bucal, sendo responsável por abrigar as raízes dentárias e fixar os dentes na arcada.
Mesmo que muitas pessoas se preocupem com a saúde dos dentes, a gengiva é fundamental para a harmonia bucal, uma vez que esta estrutura sustenta os dentes e, caso algum problema ocorra com essa região, é preciso atenção e cuidados de um periodontista para evitar infecções e a perda dentária precoce.
Pessoas que sofrem com inchaço, sensibilidade e sangramento na região, seja durante as refeições ou no momento da escovação, precisam ficar atentas, pois estes sinais indicam que há algo de errado, sendo necessário recorrer ao especialista em periodontia.
A gengiva é responsável pela sustentação dos dentes e abrigar suas raízes, atuando como uma camada protetora. Contudo, caso algum problema surja e o paciente não perceba, a perda dentária pode ocorrer, tendo em vista que há uma retração da camada gengival, expondo a raiz dentária, fragilizando os dentes.
Se o paciente não visitar o dentista regularmente, seja para uma limpeza ou check-up, problemas podem surgir e prejudicar a saúde bucal, resultando em infecções mais graves e interferindo no bem-estar geral da pessoa.
As doenças gengivais podem ser causadas por uma série de fatores, estes que acontecem em função de hábitos nocivos à saúde que o paciente adota ao longo do seu dia a dia, prejudicando os dentes e sua gengiva.
Dentre as principais causas de doenças gengivais, estão:
Além destes hábitos, existem outras situações em que doenças gengivais podem surgir, como em pacientes oncológicos e que estão passando pelo tratamento quimioterápico, uma vez que o efeito das sessões provoca alterações na produção salivar, além de favorecer a presença de úlceras na boca.
O acompanhamento de um especialista em periodontia antes e durante o tratamento oncológico é fundamental para evitar impactos mais severos à saúde debilitada do paciente em função da doença oncológica.
Gestantes também estão predispostas e desenvolverem doenças gengivais, tendo em vista que a gravidez provoca uma série de alterações hormonais e na imunidade da mulher, aumentando as chances para o desenvolvimento de doenças gengivais.
Nesta etapa da vida, ter o acompanhamento de um odontopediatra ou periodontista, é essencial para evitar problemas e preservar a saúde da mãe e bebê.
Existem condições específicas que acometem a gengiva e, a médio prazo, atingem os dentes, sendo necessário o acompanhamento multidisciplinar para tratar o quadro, caso seja diagnosticado tardiamente.
Dentre as principais doenças periodontais, estão:
A gengivite é a condição mais comum que acomete a gengiva do paciente, provocando sangramentos durante a escovação e nas refeições, ao morder uma maçã, por exemplo.
Tais sintomas não devem ser considerados normais e, por isso, é fundamental que a pessoa procure um periodontista para avaliar o quadro e iniciar o tratamento quanto antes para evitar a progressão do problema.
A periodontite é uma infecção bacteriana que atinge a gengiva, sendo uma evolução de estágio da gengivite, sendo comum em adultos. Seus sintomas consistem em sangramento gengival, inchaço, além da sensibilidade dentária, prejudicando a alimentação do paciente.
Caso o tratamento não seja feito, a infecção pode atingir o ligamento periodontal, além de causar a perda óssea e retração gengival, expondo as raízes dentárias, predispondo o paciente a desenvolver outros problemas bucais.
Pessoas que sofrem com retração gengival têm a perda óssea na região da gengiva, que se retrai e expõe as raízes dentárias que estavam abrigadas e protegidas por este tecido.
Tal problema é causado por uma série de fatores que envolvem a falta de higiene bucal, trauma dentário, força excessiva durante a escovação, dentre outras atitudes nocivas à saúde bucal.
Os sintomas consistem na sensibilidade dentária excessiva, além de mudança na aparência do sorriso, fazendo com que os dentes fiquem mais alongados em função da retração da gengiva.
Como tratamento para problemas gengivais, o uso de cremes dentais específicos, somados com a adoção de hábitos que são benéficos à saúde bucal são indicados pelo periodontista. Em quadros mais avançados, atualmente existem uma série de medidas cirúrgicas que atuam na reconstrução ou reparação do tecido gengival, a fim de reabilitar as funções orais do paciente.
A prevenção contra doenças periodontais consiste em hábitos que preservam a saúde bucal do paciente, tais como:
Através destes hábitos, é possível obter um grande impacto para a qualidade de vida da pessoa, manter o sorriso saudável e longe de problemas odontológicos que podem prejudicar não só a saúde da sua gengiva, mas também do bem-estar geral do paciente.
Na Smile4U, contamos com especialistas em periodontia experientes para auxiliar em um diagnóstico preciso, somados a um tratamento eficaz e assertivo, preservando a saúde bucal dos nossos pacientes. Agende sua consulta.
R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030