Facetas dentárias

O que são facetas dentárias?

facetas dentáriasAs facetas dentárias são próteses bem finas, que atuam na correção de problemas estéticos, corrigindo a cor, tamanho e formato dos dentes, promovendo uma aparência harmônica ao sorriso da pessoa.

Estas pequenas próteses podem ser confeccionadas de materiais distintos, sendo a resina e porcelana, que diferem na aplicação durante o tratamento, mas que promovem resultados satisfatórios.

Por meio de um planejamento individualizado, é possível repaginar a aparência do sorriso e corrigir uma série de condições incômodas para o paciente, que interferem na sua autoestima e prejudicam suas interações sociais em função da coloração amarelada ou por conta de dentes trincados.

As facetas dentárias, sejam elas de resina ou porcelana, são indicadas para qualquer pessoa que deseja recuperar a aparência do sorriso e sua autoestima. No entanto, é preciso do acompanhamento odontológico para que o tratamento traga os resultados esperados para o paciente.

Facetas dentárias de resina ou porcelana: qual a diferença?

Como mencionado, as facetas dentárias podem ser confeccionadas a partir de dois materiais diferentes, a resina e a porcelana. Dentre suas principais diferenças, estão:

Facetas de resina

As facetas de resina são feitas de um material mais simples, mas que correspondem ao tratamento, sendo resistentes e apresentando resultados naturais. Sua aplicação é feita pelo dentista, que molda o material diretamente na superfície dentária do paciente, a fim de preencher os espaços excessivos entre as estruturas, corrigir a cor e trazer um formato uniforme ao sorriso.

Embora seja resistente, as facetas de resina estão mais suscetíveis a desenvolverem manchas nos dentes, caso o paciente não adote os cuidados indicados pelo dentista.

Facetas de porcelana

Por sua vez, a faceta de porcelana é feita em laboratório e, apesar de utilizar este nome, o material utilizado é a cerâmica odontológica, altamente resistente e durável. Durante a aplicação nesta técnica, o dentista realiza desgastes nos dentes para possibilitar o encaixe destas pequenas próteses sobre os dentes, colocando-as de forma próxima, a fim de trazer uma aparência natural ao paciente.

Todo o tratamento é feito com um planejamento prévio ao dentista, que irá apresentar os prós e contras de cada tipo de material, uma vez que o paciente deverá adotar cuidados na sua rotina para preservar a qualidade das facetas e da sua saúde bucal.

Como funciona o tratamento com facetas dentárias?

Primeiramente, o dentista solicita exames de imagem e avalia toda a saúde bucal do paciente, para determinar se a pessoa está apta ao tratamento, uma vez que se houver a existência de cáries ou doenças gengivais, o processo precisa ser interrompido para cuidados com essas condições.

dentista e pacienteCaso tudo esteja em ordem, com base na avaliação, o dentista apresenta os materiais que podem ser utilizados, tanto a resina quanto a porcelana. Dependendo da escolha e dos objetivos do paciente quanto ao tratamento, todo o processo pode levar algumas semanas, uma vez que é preciso confeccionar as facetas de porcelana, enquanto o primeiro material é feito diretamente em consultório, com o dentista modelando os dentes.

Independente da escolha, o dentista irá realizar a aplicação das facetas dentárias em uma única consulta, o que será diferente é a maneira em que estas pequenas próteses serão encaixadas sobre os dentes.

O dentista irá realizar pequenos desgastes sobre os dentes para possibilitar o encaixe das facetas ou a reconstrução a partir da resina, tornando o processo irreversível em função desta raspagem sobre a estrutura dentária. Por este motivo, é fundamental que o paciente adote cuidados com a saúde bucal mesmo após todo o tratamento.

Existem contraindicações no tratamento com facetas dentárias?

As facetas dentárias, sejam elas de resina ou porcelana, não são indicadas para pessoas menores de 18 anos, assim como pacientes que apresentam tais condições:

  • Alterações na mordida;
  • Cáries;
  • Dentes desgastados;
  • Inchaço e sangramento gengival.

Por este motivo, a avaliação inicial do dentista é fundamental para o sucesso do procedimento. Caso algum dos itens mencionados acima seja detectado durante a primeira consulta, o tratamento é feito para que, em seguida, a técnica estética seja retomada.

O que pode ser corrigido com as facetas dentárias?

facetas dentáriasAs facetas dentárias podem corrigir uma série de condições que incomodam a estética dentária, mas que foram causadas por acidentes ou hábitos nocivos à saúde bucal do paciente, tais como:

  • Correção do formato e tamanho dos dentes;
  • Dentes escuros e amarelados;
  • Desgastes causados por diversas restaurações ou devido ao bruxismo;
  • Espaço excessivo entre os dentes (diastema).

No entanto, vale destacar que o paciente deve seguir as orientações do dentista para preservar as facetas dentárias e evitar que façam com que as estruturas sejam agredidas e os efeitos do tratamento seja revertido.

Cuidados com as facetas no dia a dia

Mesmo que o tratamento com facetas dentárias de resina ou porcelana seja efetivo e elimine uma série de condições incômodas ao paciente, desde a cor, formato e tamanho dos dentes, é preciso que a pessoa adote cuidados na sua rotina para preservar os efeitos e sua saúde bucal.

É fundamental que, mesmo com dentes brancos e alinhados, que o paciente escove sempre após as refeições e utilize o fio dental para complementar a limpeza. Além disso, nos primeiros dias após a colocação das facetas, a pessoa deve evitar a ingestão excessiva de bebidas pigmentadas (cafés, refrigerantes e vinhos), pois estas substâncias podem manchar as pequenas próteses.

Ir ao dentista regularmente também é um hábito que deve ser criado pelo dentista, pois muitos problemas podem se desenvolver de maneira silenciosa e interferir na qualidade de vida da pessoa.

Pré-agende sua consulta conosco

    Localização

    R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030