A reabilitação oral envolve uma série de técnicas e tratamentos que visam recuperar as funções da boca do paciente, sejam elas atreladas a fatores estéticos ou funcionais que foram afetados diversos motivos.
Neste segmento, a pessoa pode ser submetida a um ou vários tipos de tratamento que se complementam, a fim de corrigir alterações simétricas no sorriso, coloração e até mesmo a deficiência dentária.
Com o objetivo de recuperar todas as funções orais do paciente, é feito um planejamento detalhado, uma vez que a pessoa passará por mais de um tratamento para restaurar sua saúde bucal e ter um sorriso renovado.
Existem uma série de condições que afetam as funções orais e, consequentemente, impactam na estética dentária do paciente, prejudicando sua autoestima. Dentre os principais problemas, estão:
Muitos destes problemas ocorrem em função de hábitos nocivos à saúde bucal da pessoa, desde a falta de higiene, falta de acompanhamento odontológico regular e até o tabagismo. Por isso, é fundamental que o paciente seja orientado e conscientizado pelo dentista ao longo de todo o tratamento.
Vale destacar que as alterações no formato dos dentes podem estar atreladas com fatores genéticos, mas a falta de acompanhamento odontológico favorece que tais condições evoluam ao longo do desenvolvimento da pessoa. Portanto, o acompanhamento odontológico precoce se faz importante para evitar estas alterações funcionais.
Como mencionado, a reabilitação oral envolve a utilização de uma série de técnicas e tratamentos que, quando combinados, promovem a melhora funcional e estética do sorriso do paciente, tais como:
O clareamento dental é um procedimento em que o dentista aplica um gel clareador sobre os dentes e, com o auxílio de um laser de baixa intensidade, remove toda a pigmentação amarelada.
Este tratamento envolve três tipos de técnicas que diferem na sua maneira de execução e no tempo de finalização, sendo elas:
Embora existam diversas formas de execução do clareamento dentário, cabe ao dentista determinar qual é a melhor abordagem de acordo com as necessidades de cada paciente.
O clareamento dental, por ser uma técnica estético, é realizado ao final de tratamentos odontológicos, a fim de complementar e promover uma aparência natural ao sorriso do paciente.
Implantes dentários talvez sejam o principal tratamento da reabilitação oral, uma vez que pessoas que perderam um ou vários dentes têm suas funções de fala e mastigação comprometidas.
A perda dentária faz com que pacientes sofram com dificuldades para morder alimentos e mastigá-los adequadamente, prejudicando sua nutrição e favorecendo uma série de problemas de saúde. Além disso, a pronúncia adequada de palavras também é outro problema que interfere na qualidade de vida da pessoa.
Por meio de um tratamento personalizado, o implantodontista realiza a inserção de um ou mais pinos sobre a gengiva do paciente, no local onde os dentes foram perdidos. Após alguns meses de adaptação, uma prótese ou coroa dentária são fixados sobre o material metálico, a fim de recuperar as funções impactadas devido à deficiência.
As próteses dentárias são indicadas para pacientes que possuem uma grande perda de dentes na boca e são afetados no aspecto funcional e estético, prejudicando sua alimentação e autoestima.
Atuando em conjunto com os implantes dentários, as próteses recuperam as funções de fala e mastigação dos pacientes, promovendo uma aparência natural e conforto ao sorriso de pessoas que aderem a este tipo de tratamento.
A ortodontia é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições funcionais do sorriso. Dentre os principais problemas que interferem na simetria do sorriso, estão:
Estes e outros problemas podem ter sua origem genética ou em função de hábitos que foram desenvolvidos na infância e se evidenciaram na vida adulta. Através do uso de aparelhos ortodônticos é possível alinhar o sorriso e corrigir problemas de mordida errada de forma gradual com uma abordagem personalizada.
A profilaxia é um procedimento de limpeza profunda da boca e, geralmente, costuma ser aplicado ao final de todos os tratamentos listados. O dentista remove toda a placa bacteriana e a crosta formada pelo tártaro, além de aplicar flúor para evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde bucal.
Mesmo que esteja atrelado com um procedimento final, pacientes devem realizar este tipo de limpeza de forma semestral, a fim de preservarem sua saúde bucal e não sofrerem com surpresas desagradáveis, somadas com um tratamento longo e custoso.
A reabilitação oral promove uma série de benefícios à saúde, uma vez que a combinação dos tratamentos permite resultados satisfatórios para a qualidade de vida do paciente.
Dentre os principais benefícios, estão:
Vale destacar que, apesar da combinação de tratamentos de reabilitação oral proporcionar benefícios, o paciente precisa manter o acompanhamento odontológico regular para preservar a saúde bucal e sua qualidade de vida. Portanto, é fundamental visitar o dentista a cada seis meses para um check-up ou profilaxia para evitar o desenvolvimento de bactérias nocivas aos dentes e gengiva.
R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030