Ortodontia

O que é a ortodontia?

ortodontiaA ortodontia é a área que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que interferem na funcionalidade e estética do sorriso. Através do uso de aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes, é possível corrigir uma série de condições que prejudicam a qualidade de vida do paciente.

Todo o tratamento ortodôntico é feito de forma individualizada, uma vez que as pessoas possuem particularidades em seus quadros e exigem uma abordagem específica para sanar a condição apresentada.

Por meio de exames de imagem e avaliações do ortodontista, é possível corrigir determinar qual a condição que o paciente apresenta e prescrever o plano de tratamento adequado.

Pessoas que sofrem com alterações bucais, especialmente aquelas que afetam a mordida, são vítimas de sintomas característicos, uma vez que a dificuldade para comer, estalos no maxilar ou dores ao abrir e fechar a boca, são incômodos que se fazem presentes. Por isso, é fundamental o acompanhamento ortodôntico para eliminar ou até mesmo, evitar tais consequências.

Quais problemas são tratados pela ortodontia?

Existem uma série de condições que prejudicam a estética e a funcionalidade do sorriso da pessoa. Dentre as principais condições tratadas pela ortodontia, estão:

Alterações na mordida

Alterações na mordida envolvem diversas condições se caracterizam pelo desalinhamento das arcadas dentárias, sendo um problema perceptível, especialmente, quando a pessoa junta os dentes.

Dentre as principais condições que provocam alterações na mordida, estão:

  • Apinhamento;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada;
  • Prognatismo.

Através do uso de aparelhos ortodônticos, é possível corrigir estas alterações e evitar os impactos que elas causam. Com o auxílio de exames, o ortodontista determina qual a abordagem adequada para cada caso, uma vez que algumas condições exigem o acompanhamento de outras áreas da odontologia.

Bruxismo

bruxismoO bruxismo é uma condição caracterizada pelo ato de tensionar e ranger os dentes, sendo uma consequência de alterações na mordida em alguns casos. Este tipo de problema, provoca o desgaste dentário, assim como o tensionamento muscular da mandíbula.

Contudo, este problema pode estar atrelado com alterações emocionais que desencadeiam esta síndrome. Apesar disto, caso o bruxismo esteja ligado com problemas de oclusão dentária, o ortodontista realiza o tratamento do quadro causador para posteriormente, adotar medidas para evitar o atrito dentário.

Como tratamento, além dos aparelhos ortodônticos que tratam alterações na mordida, o ortodontista pode prescrever placas oclusais que evitam o atrito entre os dentes, onde o paciente as utiliza durante as noites de sono, período em que o bruxismo se faz presente.

Disfunção temporomandibular

A disfunção temporomandibular (DTM), envolve uma série de condições que interferem no funcionamento adequado da articulação que liga a mandíbula ao crânio.

Pessoas que sofrem com esta condição, apresentam sintomas como dores de cabeça forte, dificuldade para abrir e fechar a boca, estalos no maxilar e zumbidos no ouvido.

O tratamento, na maioria das vezes conservador, consiste em evitar o quadro de dor através do uso de placas oclusais e por meio da abordagem fisioterapêutica, que auxilia no fortalecimento da articulação e estruturas que a compõe.

Tipos de aparelhos na ortodontia

Aparelhos ortodônticos são a principal ferramenta na ortodontia, sendo utilizados para a correção dos problemas mencionados acima. Dentre os principais tipos, estão:

Aparelhos fixos

ortodontiaOs aparelhos fixos são os mais utilizados no tratamento de diversos problemas ortodônticos. Compostos por bráquetes, bandas e fios metálicos, estas estruturas permitem a correção gradual de problemas bucais, uma vez que a tensão aplicada sobre os dentes permite que o sorriso seja alinhando o sorriso.

Aparelhos transparentes

Aparelhos transparentes são uma alternativa ao tratamento conservador, uma vez que esta abordagem utiliza pequenas placas alinhadoras, que são feitas a partir de uma tecnologia 3D, a fim de proporcionar facilidade e conforto durante todo o processo.

Removíveis e discretos, os alinhadores atuam na correção de diversos problemas ortodônticos através do uso das placas que aplica uma tensão sobre os dentes e, à medida que o tratamento progride, novos moldes de aparelhos transparentes são entregues ao paciente para que o efeito continue sobre a arcada dentária.

Autoligados

Similares com os aparelhos convencionais, os aparelhos autoligados não fazem o uso das tradicionais borrachinhas. Em vez disso, pequenas presilhas são responsáveis pela fixação dos bráquetes e fio metálico na região, sendo feitos de resina ou porcelana.

Por conta da ausência das borrachinhas e da composição na sua estrutura, os aparelhos autoligados promovem um tratamento mais assertivo e rápido com relação ao convencional, evitando o canto entre os dentes e trazendo mais estabilidade à arcada dentária.

Removíveis

Os aparelhos removíveis, especialmente os do tipo de contenção removível, são utilizados por pacientes que estão no estágio final do tratamento ortodôntico, onde uma placa de acrílico se encaixa na parte superior da arcada dentária de maneira que corrija as alterações.

Cuidados com os aparelhos durante o tratamento na ortodontia

Os cuidados com os aparelhos ortodônticos consistem em manter os hábitos de saúde bucal dia, sempre escovando os dentes e utilizando o fio dental, principalmente por conta da estrutura, que favorece o acúmulo de resíduos após as refeições.

É importante que o paciente mantenha visitas regulares ao consultório para manutenções periódicas, uma vez que são necessários ajustes para que a estrutura continue aplicando a tensão necessária para a correção dos problemas ortodônticos do paciente.

Na Smile4U, contamos com ortodontistas experientes para auxiliar em um tratamento ortodôntico assertivo para realinhar o seu sorriso. Agende uma consulta conosco.

Pré-agende sua consulta conosco

    Localização

    R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030