O implante dentário envolve a inserção de pequenos pinos de titânio sobre o osso da gengiva do paciente, a fim de recuperar as funções de fala e mastigação que foram perdidas em função da queda precoce dos dentes.
Todo o tratamento é feito de maneira individualizada pelo implantodontista, uma vez que cada pessoa possui necessidades diferentes, assim como apresentam condições particulares que devem ser abordadas de forma personalizada para que o processo traga os resultados desejados.
A reabilitação oral através do implante dentário, apesar de trazer resultados significativos, é um tratamento relativamente longo, uma vez que é preciso de um período de adaptação para que o corpo da pessoa se adeque ao material metálico inserido em sua gengiva.
Atualmente, a perda dentária é um problema comum e atinge pessoas de diversas idades, desde os mais jovens até os mais idosos. Tal condição impacta diretamente nas funções de fala e mastigação do paciente, que tem dificuldades para pronunciar palavras adequadamente, além de ser incapaz de mastigar ou morder certos alimentos, restringindo sua dieta.
Dentre os principais fatores que levam à queda dos dentes, estão:
Dentre os itens mencionados, a falta de higiene bucal é o principal problema que favorece a perda dentária, uma vez que a ausência deste hábito, interfere diretamente nos dentes e favorece o desenvolvimento de uma série de condições que provocam o deterioramento gradual da arcada dentária.
O implante dentário pode ser dividido em algumas etapas, sendo elas:
Inicialmente, o implantodontista realiza uma avaliação de toda a arcada dentária do paciente, a fim de determinar qual a abordagem adequada. Caso algum dente remanescente esteja apresentando problemas e o mesmo possa ser tratado, evitando a sua queda, o dentista procura sanar este quadro para que posteriormente o procedimento com implante dentário seja retomado.
Através de exames de imagem e avaliações clínicas, o dentista consegue determinar também se há a perda óssea na região para a inserção do implante. Em muitos casos, quando o paciente perde dentes e não procura o tratamento para a reposição destas estruturas, o corpo passa a reabsorver o osso abaixo da gengiva, impossibilitando a fixação do pino na região.
Como mencionado, o enxerto ósseo é necessário em pacientes que demoraram para procurar o tratamento com implante dentário por diversos motivos. À medida que o tempo avança, o corpo tende a absorver o osso na região, dificultando a fixação do implante dentário.
Neste procedimento, o dentista realiza uma pequena incisão na região onde há a perda óssea, aplica o enxerto e fecha a área com suturas. Pessoas que necessitam desta intervenção para a inserção de implantes dentários, necessitam de um maior tempo de tratamento, uma vez que o período de cicatrização pode levar alguns meses.
A inserção de um ou mais implantes dentários dependerá das necessidades e tolerância do paciente ao longo do procedimento. Nesta etapa, o implantodontista irá realizar uma incisão na gengiva para fixar o pino de titânio sobre o osso, seja ele enxertado ou não.
Depois desta técnica minimamente invasiva, o paciente passa por um processo de adaptação, onde o implante precisa se fundir ao osso, período que pode durar de três a seis meses, dependendo da quantidade de pinos.
A finalização do tratamento com implante dentário ocorre com o encaixe da prótese sobre o pino de titânio. Nesta etapa final, o implantodontista confecciona um dente com o tamanho e tonalidade adequada para ser parafusado sobre a região em que a estrutura metálica se encontra.
Em uma consulta, o dentista consegue fixar todas as próteses e reabilitar as funções orais do paciente, promovendo um sorriso completo novamente. Contudo, é preciso do acompanhamento periódico para monitoramento da saúde bucal da pessoa, sem que sofra com surpresas desagradáveis.
Existem diversos tipos de implantes dentários que possuem a mesma finalidade, mas são indicados para quadros diferentes, dependendo da quantidade de dentes perdidos pela pessoa.
Dentre os principais tipos, estão:
O tipo mais comum de implante dentário, neste tratamento, indicado para pessoas que perderam apenas um dente, é inserido um pino de titânio sobre a gengiva e, após o processo de adaptação, uma prótese ou coroa dentária é reposta no local, possibilitando que o paciente recupere as suas funções de fala e mastigação.
O implante dois por três é indicado para pessoas que perderam dentes de forma consecutiva. Neste tipo de abordagem, o implatodontista insere dois pinos de titânio nas extremidades, que irão comportar três próteses, sendo que o do meio não necessita da estrutura metálica para ser fixado. Desta forma, evita um tratamento com três implantes unitários, assim como uma recuperação mais demorada.
Indicado para pacientes edêntulos, são inseridos de quatro a seis pinos na gengiva e uma prótese de protocolo, parecida com uma dentadura, é encaixada sobre a região. Com este tratamento, é possível ter mais conforto e segurança na hora de comer ou sorrir, promovendo naturalidade para o dia a dia do paciente.
Por conta de estar fixada pelo implante dentário, a prótese de protocolo não pode ser removida pelo paciente, somente o dentista consegue retirar para eventuais limpezas e manutenções na estrutura.
Similar à técnica com prótese de protocolo, este tipo de técnica faz o uso da prótese overdenture, que diferente da abordagem anterior, é removível. Através de pequenos encaixes, é possível remover estas estruturas ao longo do dia para a realização de limpezas, apesar de estarem fixadas nos implantes.
Este tipo de técnica é indicado para pessoas que possuem uma perda óssea severa e o uso de implantes convencionais não funciona de forma eficaz. Diferente da abordagem usual, onde os pinos são encaixados no osso alveolar, neste tipo de tratamento os implantes são fixados no osso zigomático, o osso da bochecha.
Contudo, cabe ao implantodontista avaliar e determinar qual é o melhor tratamento para o paciente. Na Smile4U, contamos com implantodontistas experientes e uma estrutura moderna para recuperar o seu sorriso em pouco tempo.
R. Jumana, 91 - Mooca, São Paulo - SP, 03121-030